Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Árvore de natal consumista

16.12.14

Árvore de natal consumista








Luzinterruptus é um grupo artístico que realiza intervenções urbanas em espaços públicos sempre usando a luz como matéria-prima e a noite como tela :)

O grupo cria belas instalações interativas e luminosas como o Rio Portátil (que você pode conferir clicando aqui) e a instalação que vocês veêm nas imagens desta postagem: a árvore de natal consumista. Criada para o festival Lumiere em Durham e completamente criada com resíduo plástico, fruto da utilização maciça de sacos de plástico, para chamar a atenção das consequências deste tipo de descarte sobre o meio ambiente. Outra intenção foi fazer as pessoas repensarem o consumo excessivo e desnecessário que ocorre durante a época de Natal.

Esta peça fez todo o sentido, não só para a data, mas também porque o espaço alocado foi uma área de compras no centro da cidade escolhida. Para fazer a árvore de Natal consumista gigante foi necessária a colaboração de muitos moradores, que deram os sacos que foram acumulando das lojas antes do Natal. Para incentivar as doações, a campanha foi organizada uma forma de promoção, na qual as pessoas foram convidadas a trocar seus sacos de plástico por outros de pano criados para a ocasião.






A instalação foi feita em 2013 usando uma enorme estrutura cônica, pré-fabricada e iluminada internamente, que foi coberta com os materiais plásticos. A intenção é mostrar todas as embalagens que poderiam ter sido deixadas de fabricar e/ou descartar se as pessoas fossem mais conscientes levando suas próprias sacolas consigo durante as compras.






Depois da desmontagem da instalação todos os plásticos foram convenientemente reciclado e as estruturas reutilizados. Esta instalação foi patrocinada pela Artichoke para o festival Lumiere de Durham em 2013. Fotos de Gustavo Sanabria. A instalação ficou exposta durante 2 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário