Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Una cosa mentale para um mundo complexo

11.11.14

Una cosa mentale para um mundo complexo


Trago aqui uma atualização da entrevista anteriormente publicada de Rafael Cardoso aqui no AmeDesign. Afinal, considero este debate importante e busco tratar da democratização e da desmaterialização do design em algumas postagens por aqui, mesmo que de forma "amena" :)

Na entrevista Una cosa mentale para a revista Continuum Itaú Cultural (edição de maio de 2008 mas com debate completamente atual) o autor aponta a importância das práticas sustentáveis para a criação de objetos e nos lembra a importância do design, sob um novo ponto de vista:

“O design tende a se afastar da materialidade e caminhar em direção à experiência, ao uso e à emoção. Cada vez mais os objetos de design serão imateriais.” Rafael Cardoso, 2008.


Assista ao vídeo com trechos da entrevista "Una cosa mentale" abaixo e confira a entrevista citada clicando aqui.





Rafael Cardoso trata sobre o futuro do desenho industrial, que vai além do formato, em seu livro Design para um mundo complexo e não há melhor forma de descrever de onde vem todo este debate do que trazer o trecho descritivo da própria editora acerca do título:

"Design para um mundo complexo atualiza a discussão proposta por Design para o mundo real, publicado há quarenta anos, em 1971. Seu autor, o designer norte-americano Victor Papanek, alertava para a perda de sentido do design de matriz modernista crescente e perversamente estetizado em face de um mundo assolado pela miséria, violência e degradação, e conclamava os designers a saírem de seu universo autoreferente para projetarem soluções para o mundo real."






Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário