Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Livros para o seu Processo Criativo

1.11.14

Livros para o seu Processo Criativo


Trago hoje uma bela lista de livros de referência para qualquer processo criativo. A lista foi originalmente feita por Vinícius Mano, publicitário, professor e pesquisador na área de criatividade, processo e gestão de criação. Aqui eu refiz sua estrutura e acrescentei minhas sugestões, principalmente de leituras do design, à lista original. Se vocês tiverem títulos de livros imperdíveis que deveriam estar nesta lista, basta comentar ai em baixo para contribuir, ok? Afinal, esta é uma lista em construção. Aproveitem e curtam cada leitura!


Imagem da postagem Referências do blog Processo Criativo


Sobre Apresentações
Slide: ology (Nancy Duarte)


Sobre Arte
A história da arte (E. H. Gombrich)
Os usos das imagens (E. H. Gombrich)
Arte Moderna (G.C. Argan)
Universos da Arte (Fayga Ostrower)


Sobre Design
Design e comunicação visual (Bruno Munari)
O Efeito Multiplicador do Design (Ana Luisa Escorel)
Fundamentos de design criativo (Gavin Ambrose e Paul Harris)
Design de identidade da marca (Alina Wheeler)
Layout (Gavin Ambrose e Paul Harris)
Design/Escrita/Pesquisa (Ellen Lupton e Abbott Miller)
O que é design gráfico? (Quentin Newark)
Grids (Gavin Ambrose e Paul Harris)
Imagem (Gavin Ambrose e Paul Harris)
O que é design de embalagens? (Giles Calver)
Guia do design editorial (Timothy Samara)
Design emocional (Donald A. Norman)
Design - uma Introdução (Beat Schneider)
Linha do tempo do design gráfico no Brasil (Chico Homem de Melo e Elaine Ramos)
Design para um mundo complexo (Rafael Cardoso)
Das coisas nascem coisas (Bruno Munari)
Intuição, ação, criação graphic design thinking (Ellen Lupton org.)


Sobre Identidades Visuais
Logotipo versus Logomarca (André Stolarski… [et al.])
Design de logotipos que todos amam. Um guia para criar identidades visuais (David Airey)
Como criar identidades visuais para marcas de sucesso (Gilberto Strunck)


Sobre Psicologia da Forma
Princípios Universais do Design (William Lidwell, Kritina Holden, Jill Butler)
Gestalt do Objeto. Sistema de leitura visual da forma (João Gomes Filho)
Arte e Percepção Visual, uma psicologia da visão criadora (Rudolf Arnheim)


Sobre Métodos Projetuais
Afinal, o que é design thinking? (Rique Nitzsche)
Design Thinking (Gavin Ambrose e Paul Harris)
Design Thinking (Tim Brown)
Metaprojeto, o design do design (Dijon de Moraes)
MetaDesign: ferramentas, estratégias e ética para a complexidade (Caio Adorno Vassão)


Sobre Branding
Como Construir Marcas Líderes (David A. Aaker)
Marcas: Brand Equity gerenciando o valor da marca (David A. Aaker)
Lovemarks: o futuro além das marcas (Roberts Kevin)
The Brand Gap: o abismo da marca (Marty Neumeier)
Brandjam (Marc Gobé)
Marcas legendárias (Laurence Vincent)


Sobre Co-criação
A cultura da participação (Clay Shirky)
O poder das multidões (Jeff Howe)


Sobre Inovação
10 dimensões da gestão da inovação (José Caludio Cyrneu Terra)


Sobre Inovação Social e Sustentabilidade
Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things (Michael Braungart e William McDonough)
Design for the Real World (Victor Papanek)
Haverá a idade das coisas leves - Design e Desenvolvimento Sustentável ( Thierry Kazazian)
Design para a inovação social e sustentabilidade (Ezio Manzini)
Design for Social Impact (IDEO)
Artigos da DESIS Network (Design for Social Innovation towards Sustainability)


Sobre Cor
Cor (Gavin Ambrose e Paul Harris)
A cor no processo criativo (Lilian Ried Miller Barros)
Psicodinâmica das cores na comunicação (Modesto Farina)
Da cor a cor inexistente (Israel Pedrosa)
A interação da cor (Josef Albers)
O essencial da cor no design (Adam Banks)


Sobre Criatividade
Psicologia da Criatividade (Todd Lubart)
Criative-se (Guy Claxton e Bill Lucas)
Tenho uma idéia (Roger von Oech)
A ideia é boa e agora? (Scott Belsky)
De onde vêm as boas ideias (Steven Johnson)
Ideias (Guy Aznar)
El pequeño ilustrado diccionario biciclopédico (Silvia Katz)
Fantasia (Bruno Munari)
Pensamento lateral (Edward de Bono)
Como a mente funciona (Steven Pinker)
Os seis chapéus do pensamento (Edward de Bono)
O ócio criativo (Domenico de Masi)
Criatividade e grupos criativos (Domenico de Masi)
As leis da simplicidade (John Maeda)
Indústrias criativas no Brasil (Charles Kirschbaum… [et al.])
Economia criativa (John Howkins)
Ascensão da classe criativa (Richard Florida)
Criatividade Brasileira: gastronomia, design e moda (Andréia Naccache Org.)


Sobre Comunicação
Guerra e paz na aldeia global (Marshall McLuhan)
Os meios de comunicação como extensões do homem (Marshall McLuhan)
As ciências da comunicação (Bruno Olliver)
As tecnologias do imaginário (Juremir Machado da Silva)
Sociologia do imaginário (Patrick Legros, Frédéric Monneyron, Jean-Bruno Renard e Patrick Tacussel)


Sobre Ilustração
Fundamentos de ilustração (Lawrence Zeegen)
Guia Rápido de Design de Mascotes (Rodrigodraw Miguel)


Sobre Quadrinhos
Narrativas gráficas (Will Eisner)
Quadrinhos e arte sequencial (Will Eisner)
Desenhando quadrinhos (Scott Mccloud)
Desvendando os quadrinhos (Scott Mccloud)
Reinventando os quadrinhos (Scott Mccloud)


Sobre Tipografia
Tipografia (Gavin Ambrose e Paul Harris)
Tipografia: uma apresentacão (Lucy Niemeyer)
Tipografia Digital: o impacto das novas tecnologias (Priscila Farias)
A linguagem invisível da Tipografia (Erik Spiekermann)
Guia de tipografia (Timothy Samara)
Manual de tipografia (Kate Clair, Cynthia Busic-Snyder)
Pensar com tipos (Ellen Lupton)
A arte da caligrafia. Um guia prático, histórico e técnico (David Harris)
Tipografia Vernacular Urbana (Fátima Finizola)
Design e Tipografia (Ina Saltz)


Sobre Interação
Design para internet (Felipe Memória)
Não me faça pensar (Steve Krug)
Cultura da interface (Steven Johnson)
Cultura da Convergência (Henry Jenkins)
A sociedade em rede (Manuel Castells)
Interação mediada por computador (Alex Primo)
Video Games: história, linguagem e expressão gráfica (Alan Richard da Luz)


Sobre Linguagem Corporal
O corpo fala (Pierre Weil)
Desvendando os segredos da linguagem corporal (Allan & Barbara Pease)


Sobre Comportamento do Consumidor
A Lógica do Consumo (Martin Lindstrom)
A cauda longa (Chris Anderson)
Free. Grátis, o futuro dos preços (Chris Anderson)
Brand sense (Martin Lindstrom)
Vamos às compras (Paco Underhill)
Sempre Ligado (Christopher Vollmer e Geoffrey Precourt)


Sobre Neurociência
Memória (Iván Izquierdo)
O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano (António Damásio)
Neurociência do comportamento (Bryan Kolb e Ian Whishaw)
Fundamentos da neurociência do comportamento (Eric Kandel, James Schwartz e Thomas Jessel)
A ilusão da alma (Eduardo Giannetti)


Sobre Ponto de Venda - PDV
Trade de Marketing (Francisco Javier S. M. Alvarez)
Compras por Impulso (Gilberto Strunck)


Sobre Planejamento
Safári de Estratégia (Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel)
Desenhando negócios (Dan Roam)
Verdades mentiras e propaganda (Jon Steel)
Naming (Delano Rodrigues)
Posicionamento (Al Ries e Jack Trout)
Administração de Marketing (Philip Kotler e Kevin Keller)
Marketing 3.0 (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)
A Estratégia em Ação (Robert Kaplan e David Norton)


Sobre Produção Gráfica
Novo manual de produção gráfica (David Bann)
Impressão e acabamento (Gavin Ambrose e Paul Harris)
Formato (Gavin Ambrose e Paul Harris)


Sobre Criação Publicitária
Fundamentos de publicidade criativa (Ken Burtenshaw, Nik Mahon e Caroline Barfoot)
Do caos à criação publicitária (João Anzanello Carrascoza)
The advertising concept book (Pete Barry)
Publicidad creativa (Mario Pricken)
The creative process illustrated (W. Glenn Griffin and Deborah Morrison)
Criação sem pistolão (Carlos Domingos)
O que é criação publicitária (Solange Bigal)
Manual de creatividad publicitaria (Caridad Hernandez Martínez)
Manual prático de criação publicitária: o dia a dia da criação em uma agência (Flávio Waiteman)
O processo de criação publicitária: como conceber e realizar boas mensagens publicitárias (Henry Joannis)
Raciocínio criativo na publicidade: uma proposta (Stalimir Vieira)
Criação na propaganda impressa (João Vicente Cegato Bertomeu)
Bordões, slogans & conceitos na publicidade brasileira (Elóy Simões)


Sobre Direção de Arte
Direção de arte em propaganda (Newton Cesar)
A sintaxe da linguagem visual (Donis A. Dondis)


Sobre Publicidade e Propaganda
Campanhas estratégicas de comunicação de marca (Don. E. Schultz e Beth E. Barnes)
Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar (Edison Benetti)
Propaganda de A a Z (Rafael Sampaio)
Propaganda é isso aí!: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários (Zeca Martins)
Tramas Publicitárias (João Anzanello Carrascoza e Christiane Santarelli)
A criação de mitos na publicidade (Sal Randazzo)


Sobre História da Propaganda
200 anos de propaganda no Brasil: do reclame ao cyber-anúncio (Ricardo Ramos)
Uma história da propaganda brasileira (Pyr Marcondes)
Dicionário histórico-biográfico da propaganda no Brasil (Alzira A. de Abreu e Christiane J. de Paula)
Mad Men (Jerry Della Femina)


Sobre Redação Publicitária
Redação publicitária: a prática na prática (Zeca Martins)
Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo (João Anzanello Carrascoza)
Redação publicitária: teoria e prática (Jorge S. Martins)
A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade (João Anzanello Carrascoza)


Sobre "Viver de Design"
Portfólio digital de design (Ian Clazie)
Viver de Design ( Gilberto Strunck)
Quanto custa o meu design? Gestão financeira para freelancers (André Beltrão)
Vende-se Design: autopromoção e portfolio para profissionais criativos (Bruno Porto)
Design mundo cão (crônicas reunidas por André Beltrão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário