Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Made you look: Um filme sobre criatividade na era digital

13.9.14

Made you look: Um filme
sobre criatividade na era digital



Nos últimos anos temos visto um boom de artes gráficas e ilustração da indústria criativa (no documentário é tratado apenas o cenário do Reino Unido, mas podemos estender a outras partes, não acham?) com uma cena DIY emergente prosperar lado a lado com tecnologias novas e acessíveis.


Muito tempo de nossas vidas agora é gasto no mundo digital virtual. Fica a pergunta: por que mais e mais criativos fazem o movimento de se afastar do computador e voltar a usar as mãos para criar arte, comercialmente ou pela arte?

"Made you Look" é um documentário que se propõe a explorar o cenário das artes comerciais no século 21. É um filme que dá uma visão de como as pessoas criativas modernas se sentem acerca dos desafios e triunfos de viver em uma era super digital.




Este filme é um sincero 'insight' do trabalho de alguns dos talentos criativos do Reino Unido, incluindo cenas de artistas trabalhando e se divertindo em seus próprios ambientes criativos.

Destaco aqui o depoimento que abre o trailer: "A mais profunda revolução artística nos últimos 10 anos é na industria gráfica e é uma revolução que empodera o criativo, onde ele diz que: eu não preciso de um trabalho (formal), eu vou fazer as minhas próprias coisas, vou usar meu talento para mim mesmo e o sistema que se dane."

Antes mesmo de assistir o documentário dá para debatermos sobre esse movimento e o que ele representa para os criativos. Resumidamente, no meu ponto de vista, penso que em um mundo onde qualquer um pode ter acesso a tecnologias e softwares tornando o mundo digital tão comum, o especial passa a ser "saber fazer artesanalmente", conhecer técnicas de impressão e caligrafias artesanais, saber ilustrar com caneta, papel e tinta. Desta forma artesanal temos artes únicas e especiais impossíveis de serem copiadas com um "copy/paste", ou seja, o artesanal agrega valor :) Ainda podemos acrescentar a questão de como sentimos falta do tátil em nossas vidas criativas e o quanto manipular os materiais pode fazer pela nossa criatividade e produção.

Acima o trailer do documentário que está previsto para lançamento nos cinemas ingleses em 2015 com estréia em um UK Arts Festival… e nós aguardamos a possibilidade de vê-lo online futuramente :) Para saber mais acessem o site do projeto clicando aqui.





2 comentários:

  1. Que lindeza. Profundamente inspirador. Sou grande admirador e praticante dos processos manuais. Como um professor um dia falou: os processos de produção atuais, se transformam em prática artística quando obsoletos. Os próprios tipos manuais, na época deles talvez se admirasse aqueles que ainda queriam livros escritos a mão.

    Será que um dia digitar textos em um teclado de computador será um tipo de arte?

    Obrigado por trazer conteúdo tão inspirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Seja sempre bem vindo por aqui. Procuro sempre trazer boas idéias, mas sempre com uma boa dose de ideal por trás de cada uma :)

      Agradeço teu gentil comentário e contribuição por aqui.

      Abs,
      Carol Hoffmann

      Excluir