Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Upcycling como estratégia de marca

2.6.14

Upcycling como estratégia de marca












A Coca-Cola lançou um programa na Asia (mas especificamente no Vietnam) chamado 2ndLives (Segunda Vida) onde apresenta uma linha de 16 tampas de rosca especiais para suas garrafas após o consumo, transformando-os em divertidos e úteis objetos: como uma artesanal e funcional caneta hidrocor, squizer de água e apontador de lápis, entre outros, e incentivando os consumidores a reutilizar e reciclar plástico. Como parte da campanha, 40 mil destas tampas têm sido dadas para as pessoas que comprarem a bebida no Vietnã: "Criamos ferramentas divertidas com as tampas de garrafas de Coca-Cola, trazendo pequenos momentos de felicidade na vida das pessoas. Esperamos fazer um impacto positivo e capacitar as pessoas a levar uma vida mais feliz."

Essa foi uma campanha de upcycling desenvolvida pela Ogilvy & Mather China.  A idéia é mostrar que as garrafas de plástico usados ​​podem ser mais do que lixo, com um toque de design simples, elas podem ser transformadas em itens bastante úteis: "Na Ásia, tradicionalmente as pessoas não gostam de jogar coisas fora, e eu vi coisas engenhosas que as pessoas têm feito com caixas, potes e todo tipo de coisa", comentou Graham Fink, diretor de criação da Ogilvy & Mather China. "Nós chamou de 'hackear hábitos.'"

Inegavelmente é uma boa solução o reaproveitamento partir da própria marca, mas principalmente o caratér educativo da ação, mas também sabemos que é a forma que a marca encontrou de fazer parte da vida das pessoas por mais tempo :) Me lembrou a estratégia da skoll com suas garrafas de alumínio com kits, lembram?











Você já viu a evolução do desenho da garrafa da coca-cola ?
Tem também outra iniciativa da marca em El Salvador, refrigerante para viagem, onde vemos como as marcas precisam se adaptar as culturas para se inserir em certos mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário