Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Design e educação

12.7.13

Design e educação

Primeiramente, gostaria de agradecer o convite da Carol para escrever neste blog que sempre acompanho e que gosto bastante. Me chamo Giovani Castelucci, sou designer, e me interessa bastante pesquisar - e atuar - usando o design aplicado a outras áreas que não só o universo empresarial.

Vou inaugurar minha participação escrevendo sobre um programa do Centro Australiano de Design que pretende, através de atividades desenvolvidas com alunos da educação básica, criar uma cultura de design no país.


A ideia é fazer com que os alunos trabalhem colaborando com os profissionais na identificação de problemas ou questões que podem ser melhoradas no dia-a-dia das crianças, e assim possam usar métodos que os ajudem a encontrar soluções para esses desafios.


Muitas dessas técnicas são encontradas também em projetos de Design Thinking, e no caso do Design Emergency chegaram a questões desde como projetar a experiência dentro da sala de esportes para que os alunos fossem responsáveis pelos equipamentos utilizados, até outras mais abrangentes, como tornar uma determinada escola um lugar melhor para crianças.


Eu descobri sobre o programa no tumblr DESEDU, da Tatiana Tabak, onde ela compartilha sua pesquisa de mestrado em Design justamente sobre as aproximações entre Design e Educação Básica. Após trocar email com ela perguntando sobre projetos parecidos no Brasil, a Tatiana enviou alguns links, entre eles um projeto que ela participa chamado Design for Change.

Para saber mais sobre esses materiais, incluindo pdfs e guias de como aplicar isso em suas comunidades, é só clicar nos links do post.

Quais outros projetos relacionando design e educação vocês conhecem? Compartilhem nos comentários! :)

3 comentários:

  1. Tinha escrito um comentário gigante e meu IE travou :( ódio do Exploder!! tentando reescrever - eu nunca tinha pensado nessa função social do design, e gostei muito do artigo. E gostaria de ler um post debatendo a visão distorcida que as pessoas têm do design (confundindo com cores e formas para enfeitar) da real função da disciplina. Parabéns pelo convite!!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima sugestão Dani :) Seja sempre bem vinda por aqui!!

      Abs,
      Carol Hoffmann

      Excluir
    2. Nossa, Dani! Acabei vendo seu comentário só hoje!

      A palestra que vou dar na Semana Integrada da Impacta vai ser exatamente sobre esse assunto: como o design pode ser usado como ferramenta para melhorar a comunicação entre as partes.

      Normalmente, vemos as partes como "empresa x consumidor", mas podem ser muitos outros os envolvidos nesse diálogo, cabe ao designer escolher qual caminho prefere percorrer.

      Pretendo escrever mais sobre isso aqui no espaço que a Carol ofereceu! :)

      Excluir