Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: "Logotipo versus Logomarca" e o "Mundo Cão do Design"

22.8.12

"Logotipo versus Logomarca" e o "Mundo Cão do Design"



Lendo o livro "Logotipo versus Logomarca" vi, em alguns textos, bons argumentos sobre esse assunto que levanta tanta polêmica em torno dos termos, mas ainda continuo batendo na tecla de que, na verdade, o papo deveria ser em torno das formas de fortalecer a profissão e o profissional, isso sim é produtivo!




Mas vamos ao que interessa: a polêmica. Para deixar todo mundo curioso sobre o livro, vou dizer que concordo com o texto do Guilherme Sebastiany, afinal realmente "sempre existirá uma diferença entre o uso popular e o profissional" e aqui se encaixa o texto de Bruno Porto: "precisamos falar a mesma língua como profissionais, seja qual for". Considero que as maiores confusões já começam no diploma... Basta pensar com calma, você é formado como programador visual, comunicador visual ou designer gráfico? Vou falar por mim, toda vez que preenchia aquela parte do formulário PROFISSAO como "programadora visual" (como consta em meu diploma) imediatamente achavam que eu fazia sistemas!! Até que parei de usar o termo... e aí? O que fazer? O nosso problema vai muito além de logotipo e logomarca, essa discussão e suas reações são apenas um sintoma da profissão!

Completando o embate do livro e tudo que ele me fez questionar e pensar/repensar, vale ler também o texto da Carolina Vigna-Maru "Logomarca existe, passa bem e manda lembranças" - texto citado no podcast anticast 46, que vale a pena conferir. Agora para entender melhor, e tirar suas próprias conclusões, só lendo, né?

Para relaxar do embate acima, não perca o divertido livro "Design, mundo cão" de André Beltrão que não pode faltar na sua cabeceira para descontrair e te fazer rir do próprio infortúnio :) Já adianto, quando você começar a ler não vai conseguir parar e, com certeza, vai se identificar com muitas das histórias. Se ficar com vontade de contar uma das suas, os comentários estão abertos para vocês, ok? Sintam-se a vontade e aproveitem para concorrer aos dois livros pelo facebook! .................................................................................................

Atualização - o sortudo que ganhou os livros foi o Hilton Martins - http://sorteie.me/fb/tf3 :) e outra novidade é que, finalmente, o ameDesign agora também tem perfil no Instagram. Segue lá!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Larissa Barreto24.8.12

    Os livros da editora 2AB são incríveis!!! Quero ler esses. =D

    ResponderExcluir