Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Fotografia de multipla exposição

21.6.12

Fotografia de multipla exposição



Lindas fotografias, não acham? Pois alguns de vocês devem estar pensando que foi trabalho de fotomontagem digital... bom, foi fotomontagem, mas na forma mais tradicional e analógica possível :) Explico: estas são fotografias de múltipla exposição, onde o fotógrafo fotografa com todo o filme, volta para a camera escura, rebobina o filme, recoloca na máquina e volta a fotografar com o mesmo filme... uma técnica que nunca fica antiquada!

Lembro de ter experimentado esta técnica, sem querer, quando em um exercício no laboratorio de fotografia da faculdade acabei errando e colocando um filme já fotografado de volta na camera para fazer fotos em estúdio. O que mais me agrada nesta técnica, que é possível  com a fotografia tradicional de filme, é a surpresa do resultado e o experimentalismo do processo!!

Uma forma de garantir melhores resultados nesta técnica é fotografar em uma das vezes texturas, mas reparem como neste caso o fotógrafo foi extremamente feliz ao coincidir um retrato com uma sombra. Outra boa dica: anotar qual foi o tema de cada fotografia anterior para que você possa planejar a segunda exposição de forma a obter o melhor resultado...

Estas fotografias são de autoria do fotógrafo auto-didata Christoffer Relander que vive e trabalha na Finlândia. Seu trabalho também pode ser conferido no Behance.









Nenhum comentário:

Postar um comentário