Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Como fazer um cartaz/poster - Type rules

22.3.12

Como fazer um cartaz/poster - Type rules


"Nineteenth Century Job Printing Display - The Poster" são cartazes criados em 1989 em forma de guia do que fazer e do que não fazer na diagramação de cartazes em tipografia. Usando tipos móveis de metal, foram impressas 200 cópias com texto adaptado do texto londrino "The Letter-Preess Printer: A Complete Guide to the Art of Printing; Containing Practical Instructions for Learners at Case, Press and Machine", originalmente de 1881, mas que ainda pode nos guiar nos dias de hoje :)

Aproveitem os posters e suas dicas, as quais traduzi.


"Um bom tipógrafo deve ser capaz, quando recebe o texto para definir, de compreender/entender a importância relativa de cada linha da cópia e ser capaz de escolher rapidamente o tamanho e estilo de tipo adequado para cada linha"


"Regra Um - Linhas pesadas não deve seguir outra sem ser aliviada por linhas mais leves."


"Regra Dois - Linhas cheias devem ter duas ou três linhas mais curtas de vários comprimentos entre elas para permitir a exibição de suas vantagens (seus destaques)."


"Regra Três - A exibição do trabalho deve estar em consonância com seu caráter"


"Regra Quatro - Título Entrelinhamento adequado é muito importante"

[leading] Espaço entre as linhas de base de duas linhas consecutivas de texto. Na tipografia com tipos móveis, lâmina (geralmente de chumbo, daí seu nome em inglês) colocada entre linhas de tipos para aumentar o espaço entre elas.


"Procedimentos
1 - Dê uma olhada no texto e selecione as linhas/palavras/frases mais proeminentes/importantes
2 - Defina as linhas proeminentes, justifique dentro da medida, e coloque-as posicionadas na distância entreletras/palavras que você espera para o cartaz terminado.
3 - Preencha as linhas secundárias e de captura. Linhas secundárias não precisam ser justificadas, e deverá ter tipos mais leves ou em que aumentam a exposição das linhas proeminentes. Elas devem ser apenas grande o suficiente para deixar o cartaz no comprimento e equilíbrio adequado."

via

3 comentários:

  1. Carol, no quarto poster, imagino que quando os autores se referem à "proper leading" eles não estejam se referindo a "Títulos" e sim ao entrelinhamento dos textos em pôsters tipográficos, ao menos foi a impressão que tive tanto do texto quando da mensagem que o layout passa. Parabéns pelo post, excelente!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela correção Fábio :)
      Fui levada pela tradução e não pelo contexto do assunto.

      Abraços e seja muito bem vindo sempre!
      Carol Hoffmann

      Excluir
  2. Anônimo22.3.12

    Relevante e instrutivo! Ótimo post!

    ResponderExcluir