Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Upcycling em Design de móveis

13.2.12

Upcycling em Design de móveis


Esta estante modular é uma releitura daquela versão tão comum feita com tijolos e madeira empilhados, quando o pessoal está ainda de mudança e sem verba para comprar móveis novos (admito que tive uma versão de tijolo quando me mudei a primeira vez :) Nesta versão a estante é feita com garrafas usadas e madeira estrategicamente perfurada. As garrafas ainda permitem o uso de iluminação apenas inserindo uma lâmpada pendurada pelo fio em qualquer das garrafas usadas...

Para quem não sabe, este tipo de projeto meio "Do it YourSelf" ou "faça você mesmo" tem um termo mais moderninho: Upcycling, que é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Segundo a Wikipedia, utiliza materiais no fim de vida útil na mesma forma que ele está no lixo para dar uma nova utilidade. Ao contrário da reciclagem, que usa energia para destruir a forma e então transformar em algo novo:)

Pois é, já falamos nisto a muito tempo por aqui, mas recentemente me deparei com este termo... Na verdade, acho que deve existir uma palavra que traduza melhor esta expressão para o português do que "reaproveitamento", então aproveitei este projeto de estante criada pelo estúdio de Design Fishbol para explorar um pouco mais o assunto aqui e descobrir junto com vocês qual seria a melhor forma de tradução.

8 comentários:

  1. É difícil mesmo traduzir a palavra upcycling. A primeira vez que vi o termo foi no livro Cradle to Cradle de McDonough e Braungart.

    Eles falam que reciclagem de um material é só quando ele é reaproveitado sem perder suas características técnicas. A maioria das coisas que o pessoal fala que é reciclável geralmente é downcycling, pois perdem as características técnicas e valem muito menos no mercado. Por isso, no livro, eles falam para incentivar o upcycling, que é valorizar um resíduo dando um valor maior do que tinha originalmente.

    Como traduzir isso? Reúso valorizado...(rs)... Não tenho a menor ideia.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13.2.12

    Creio que Upcycling possa ser traduzido como 'reutilização', que é quando se destina algo no final de sua vida útil a uma nova função.

    ResponderExcluir
  3. :) Bom te ver por aqui Elisa... e se você não sabe o termo em português, quem saberá!!

    Bjs,
    CarolHoffmann

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol! Muito bom ver esse tipo de projeto no blog. Sou formada em design de produto e pesquiso bastante sobre o uso de resíduos no desenvolvimento de produtos. O termo mais utilizado é reutilização, definido por alguns autores como o uso do material sem que seu estado original seja alterado. Prefiro esta palavra, no nosso idioma, que o tal do upcycling. Mas o que importa mesmo é o ato de utilizar artefatos sem valor em um novo produto, com nova função e significado :)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13.2.12

    Oi Carol, linda estante!

    Realmente não há uma palavra em português que defina bem o termo, mas tanto upcycling quanto assemblage (que veio da moda) têm a ver com dar novo uso a peças antigas, maltratadas, esquecidas.

    Acho que não chega a ser reciclagem, mas pode ser entendido como reutilização.

    Fiz um post sobre um projeto muito bacana e premiado que usou essa teécnica muito bem:
    http://blog.arkpad.com.br/?p=2327

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Que criatividade!legam mesmo...

    ResponderExcluir
  7. está linda mesmo! é um belo exemplo de como fazer um ciclo positivo de vida, em que a ascensão no final dessa vida dá-se mudando o uso, não o objeto!
    quanto de peso será que essa estante de garrafa aguenta?

    ResponderExcluir
  8. Linda estante!! Parabéns!!
    Tambéms já tive minha versão de tijolos e madeira ;-)
    Aproveito para comprtilhar um pouco mais de informação a esta saudável conversa http://www.greener.net.br/upcycling/ abs!!

    ResponderExcluir