Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Design em revista

29.2.12

Design em revista


Design em revista, literalmente :) sendo revisto na sua questão de base: a matéria-prima. Já que nós designers temos o dever de criar objetos mais funcionais nunca devemos esquecer que este objeto um dia será descartado e temos responsabilidade sobre este lixo ( pelo menos na minha opinião) e devemos usar o nosso conhecimento sobre as formas produtivas a favor do projeto.

Então vou falar um pouquinho sobre reaproveitamento usando exemplos: o reaproveitamento pode ser feito de forma caseira a partir do seria descartado, como esta versão ai em cima que lembra aquele lindo "banquinho" feito a partir de revistas enroladas e coladas... desta vez com dobras diferentes transformando um única revista em um objeto decorativo. Esta versão não serve para sentar se não tiver um tratamento de suporte melhorado, hein?

Mudando um pouco a escala de reaproveitamento :) tem o trabalho de Pia Wurtenberg que é feito a partir de camadas de papel nos mesmos moldes daquela "madeira" de papel, lembram? Desta forma, ela criou luminárias, vasos e pés para mesas...




Vale ver o video abaixo no qual a designer demonstra o processo de fabricação, onde ela enrola e cola papéis e depois os modela no torno... Uma forma de reaproveitamento ainda bastante simples.



Mas já existem formas mais industriais de criação de matéria-prima através do reaproveitamento (o que infelizmente ainda é raro mas pelo menos já temos alternativas): o Ecor (abaixo) é um material moldável feito de papelão reciclado, jornal velho e uma variedade de fibras que inclui até esterco. A partir do calor e da pressão, a mistura se transforma em placas da forma que você quiser 100% recicláveis e com a capacidade de serem transformadas em mobiliário.


Se você acha que essa alternativa vai ficar cara no teu projeto que tal repetir a proposta usando calor e pressão você mesmo :) assim como o pessoal em Israel fez, de forma artesanal: clique aqui para ver... e boas idéias!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário