8.1.12
A política no Desenho Animado
Em tempos de filmes de animacao como o filme Rio nada mais adequado do que lembrar que esta não é a primeira vez que desenhos animados são usados como forma de campanha ou politicagem... Trouxe aqui a primeira aparição do personagem Zé Carioca (José Carioca), imortalizado por Walt Disney no desenho "Aquarela do Brasil": o papagaio convida Donald para tentar aprender uns passos de samba nas ruas do Rio de Janeiro, ao som da música de Ari Barroso.
A criação mostra como muitas vezes as produções Disney não eram completamente inocentes, faziam parte de estratégias do governo americano para políticas externas. Pois então, o personagem brasileiro faz parte da atuação de Disney como agente especial da boa vizinhança, a política externa implantada pelo governo americano a partir do início dos anos 1930, que consistiu no esforço de desenvolver estratégias destinadas a estreitar os laços comerciais, políticos e culturais dos Estados Unidos com a América Latina, especialmente com a Argentina, o Brasil e o México.
Durante a guerra Disney foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados de treinamento para os soldados. Em seguida, começou a fazer filmes de propaganda militar, nos quais utilizava principalmente seus personagens mais conhecidos. Mas nós continuamos adorando as produções Disney :) melhor se não vier com propaganda política, né nao?
(esta postagem esta sem pontuação porque eu ainda estou me entendendo com o iPad :)
por
Carol Hoffmann
em:
animação,
ilustração
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário