Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Ilustração analógica

9.9.11

Ilustração analógica


Para quem não conhece esta aí em cima é a Miffy :-) Trago hoje ela aqui para ilustrar os métodos que o seu criador e ilustrador: Dick Bruna. Se você achava que estas ilustrações eram feitas em vetor, se enganou como eu :-)) De uma forma calma e serena, o ilustrador faz do processo quase uma terapia, no meu ponto de vista: usando pincel, tinta, corte e colagem com sobreposição ele reproduz, o que chamaria, um photoshop analógico.

O traço feito com pincel possui pequenas ondulações características do material utilizado, feito com uma mão firme que poucos de nós tem, fornece a textura ideal para a ilustração. O processo é completamente artesanal com recorte e camada sobrepostas: linha e camadas em cor.

Uma delícia de assistir, pena não que a demanda atual não nos permite exercitar a nossa criatividade de forma mais analógica... mas fica a idéia para aplicações em outros projetos. Aliás projetos infantis são sempre uma boa desculpa para testarmos os materiais e texturas, pois é importante também na formação do público alvo infantil :-))

... e para ser sincera, me lembra os tempos de faculdade nos quais muitos projetos eram finalizados em pranchas usando camadas desta forma... Afinal quem nunca recortou contact transparente para simular verniz localizado? :-)


Um comentário: