Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Esquemas cromáticos

18.8.11

Esquemas cromáticos


Arthur Buxton desenvolveu uma maneira própria de observar alguns esquemas cromáticos, a partir da imagem, ele remove os elementos figurativos deixando apenas as cores... Seus esquemas nos lembram as imagens pixeladas, mas reinterpretadas em gráficos e formas geométricas, deixando a paleta e as combinações das cores usadas bem fáceis de serem reconhecidas :-) Buxtoncriou esses esquemas com a ajuda de um software de extração de cores e do Adobe Illustrator: o método pode ser aplicado em diversos elementos e ser mostrado de diversas formas. Interessante, não é?

O estudo a seguir foi feito a partir da revista britânica Vogue. Cada bloco de 5 faixas equivale a uma capa e, dentro de cada um deles, as listras variam em largura proporcional a quantidade que foi encontrada. As faixas mais largas correspondem aos anos. Praticamente uma reorganização de pixels :-)


Outra forma de aplicação são os gráficos circulares: usa as cinco principais cores de obras de Van Gogh, cada círculo representa uma pintura. Estas cores são mostradas de acordo com o percentual encontrado em cada uma delas.

Uma idéia parecida teve Gustavo Garcia com o seu tumblr Colors for Lunch, onde ele cria esquemas cromáticos de cada refeição... e o mais divertido é que ele descreve nas tags da postagem o que tinha no prato :-)) Esta pode ser uma boa estratégia para quem está de dieta, afinal não dizem que quanto mais colorida a sua refeição mais saudável é?Divirtam-se com o Colors for Lunch!!


2 comentários:

  1. Edith Lotufo18.8.11

    Estou adorando seu site. Dou aula no Curso de Design da PUC Goiás e coloquei links seus no meu Facebook. Muita gente reagiu na hora, manifestando que gostou.
    Sinto falta de saber mais sobre você como autora do site.
    Um abraco
    Edith Lotufo

    ResponderExcluir
  2. Oi Edith,

    Fico feliz que esteja gostando do Amenidades do Design :-)

    Para saber mais sobre mim acesse o meu curriculum no Linkedin:
    www.linkedin.com/in/carolHoffmann

    Também estou no Facebook:
    www.facebook.com/amenidades.do.design
    ...e twitter:
    www.twitter.com/carolHoffmann

    ResponderExcluir