Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Psicologia das Cores

9.6.11

Psicologia das Cores


Encontrei hoje esta Roda de Emoções criada pelo psicólogo Robert Plutchik... simplesmente fascinante!!

Seu objetivo é ilustrar as diferentes emoções de forma atraente, onde Plutchik propôs pela primeira vez seu modelo em forma de cone (3D) ou o modelo de roda (2D) em 1980 para descrever como as emoções estavam relacionados, onde sugeriu oito emoções primárias bipolar:
- alegria versus tristeza
- a raiva contra o medo
- confiança versus repulsa
- surpresa contra a antecipação.

Além disso, seu modelo faz conexões entre a idéia de um círculo de emoções e uma roda de cores. Como as cores, as emoções primárias pode ser expressadas em diferentes intensidades e podem se misturar umas com as outras para formar diferentes emoções. Muito interessante e vale o aprofundamento da pesquisa quando estivermos trabalhando em nossos projetos!!

Eu pessoalmente tenho um livro que uso como guia em muitos projetos, o Psicodinâmica das Cores em Comunicação.

via

2 comentários:

  1. Carol, o teu blog é muito bom e sério, mesmo sendo Amenidades :) Como eu vejo o tema cores: cada cultura, cada povo, uma relação diferente. Não temos como generalizar. Vou tentar achar tempo mais tarde para ler um pouco mais do trabalho postado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão Renata. Agradeço o toque e adoraria ter a sua contribuição de forma a melhorar a qualidade do assunto por aqui :)

      Abs e seja bem vinda,
      Carol Hoffmann

      Excluir