Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Organizando a papelada: história e inovação

8.4.11

Organizando a papelada: história e inovação


Encontrei diversos marcadores e organizadores de papel e achei interessante trazer os origens destes pequenos objetos que povoam nossos escritórios a tanto tempo :-) Sei que existem diversas abordagens destes mesmos marcadores com mais estilo e desenhos super interessantes... Mas mesmo assim resolvi fazer um apanhado das bases fundamentais destes pequenos produtos de papelaria, ok?

Acima um mostruário de marcadores encontrados por AmassBlog em Paris... a variedade das formas e abordagens para executar a mesma função mexem com a minha curiosidade :-)) e com a imaginação: pode-se usar um para cada dia da semana de uma agenda ou uma cor para cada letra do alfabeto... Simples, próprio para sua função e assim permite diversas releituras e abordagens modernas que, inclusive temos visto por ai, certo?


Já estes acima mostram quase um histórico de como documentos eram organizados :-)) para vocês terem uma idéia do valor histórico desta imagem, aquele alfinete na esquerda é um exemplar do século 19, antes da invenção do clipe de papel por Johan Vaaler em 1899.

Quando falamos de organização de papeis também lembramos do nosso velho conhecido grampeador, mas em tempos de cultura da reciclagem onde o uso de grampos deve passar a ser evitado (pois dificulta o processo de reciclagem de papéis, a não ser que você separe antes de jogar no lixo, certo?) já foi re-interpretado com uma solução mais moderna e apropriada para a atual realidade :-) O Duda Itajahy nos apresentou uma versão que utiliza somente corte e dobra para prender até 5 folhas de cada vez :-)) Outra vantagem do produto é o fato de possibilitar o uso por crianças e ainda reduz o custo com material de escritório!!


Na verdade é aquela versão manual de rasgar e dobrar viabilizada por um produto, certo? Mas não chega perto do charme e da simplicidade da idéia abaixo do designer Sherwood Forlee (outra dica do Duda Itajahy), que criou um pequeno corte no canto das folhas de papel!! Perfeito e com um resultado final consciente, organizado e estiloso!!


Nada melhor para concluir esta postagem do que uma indicação de leitura :-)) Descobri e fiquei com vontade de ter e ler o livro de Petroski: o 'The Evolution of Useful Things’, que trata da invenção do clipe de papel, do fecho eclair e de diversos outros apetrechos de nosso cotidiano. Imagine conhecer em detalhes todas estas histórias de projetos bem sucedidos? :-)) No mínimo inspirador, não acham??

Nenhum comentário:

Postar um comentário