Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Entrevista Revista abcDesign

4.3.11

Entrevista Revista abcDesign

Na edição 34 da revista abcDesign foi publicada uma matéria sobre os principais blogueiros que escrevem sobre design no Brasil e tenho a honra de afirmar que o Amenidades do Design está dividindo espaço entre os favoritos da matéria com uma galera fera deste Brasil :-) além de ser uma honra estar na mesma revista que grandes nomes do Design Brasileiro!! Seguindo a idéia do pessoal do Caligraffiti, vou publicar aqui a minha entrevista na íntegra aqui...



Há quanto tempo tem o blog?
Apesar de ser uma idéia antiga, iniciei o blog apenas em 2008.

Começou sozinho? Qual foi o principal motivo que o levou a montar o blog?
Bom :-) Vamos do começo... Eu sempre fui uma pessoa apaixonada por Design e colecionadora de referências, na época em “favoritos” no computador, livros e muitas revistas. Há dez anos eu não me importava que formatassem meu computador desde que meus favoritos estivessem a salvo. Tinha coleções intermináveis de links, todos organizados por temas.
Fora essa mania, que considero que muitos designers compartilhavam, eu sempre fui uma grande defensora da importância estratégica do Design em um negócio. Cansei de entrar em longas discussões com amigos engenheiros, advogados (entre outros) sobre o caráter decisivo do Design nos processos de uma empresa. Eram discussões acaloradas mas divertidíssimas, todas sempre acompanhadas de amigos e bons aperitivos :-))

Bom, daí surgiu o blog, onde comecei de forma tímida, temendo entendiar as pessoas com longos discursos. Depois vieram alguns artigos, onde eu podia me libertar um pouco mais nas palavras e defesa das idéias.
Inclusive o blog possui um estilo muito próprio de escrita, como um bom bate-papo, devido a inspiração inicial: bate papo com amigos a qualquer momento, acompanhado de um bom café, uma taça de vinho ou o que preferirem...
Foi uma iniciativa pessoal, que muitas vezes se torna uma forma de estímulo às minhas próprias idéias. Se o blog inspira vocês, podem ter certeza de que inspirou minha mente a cada momento, cada imagem ou palavra... Faço por que gosto, porque me inspira!!

De onde veio o nome do blog?
Essa foi a primeira questão que me deparei quando resolvi iniciar um blog, o nome. Bom, depois de uma pesquisa no mercado digital da época, percebi que eu não queria ter a responsabilidade de virar referência de datas e calendário oficial do design. Pretendia apenas apresentar idéias interessantes, debater assuntos pertinentes, defender pontos de vista construtivos e mostrar para o pessoal que podemos identificar inspiração onde menos se espera.

Então decidi que “amenidades” seria uma boa descrição para os assuntos que seriam tratados por aqui, daí surgiu o “Amenidades do Design”

Chega a conciliar blog e trabalho? ou trabalha exclusivamente com o blog?
Claro. O blog é apenas um dos meus projetos, mas é um projeto permanente... eu digo que é mais um filho meu, tem que cuidar com carinho e alimentar sempre. Aliás, o blog acaba sendo um projeto no qual envolvo meu marido o tempo todo, afinal divido o tempo da família com o blog diariamente.
Trabalho com projetos para diversos tipos de clientes (de pequeno a grande porte) usando princípios do Design Estratégico e Marketing Digital sempre que possível. Meus projetos mais recentes foram na área de embalagem, desenvolvimento de marca associada a projeto de Branding para o cliente, estratégia de Marketing Digital para e-commerce por exemplo e, recentemente atuei na construção de relacionamento por redes sociais, monitoramento e link building para uma campanha digital de um grande cliente.

Mas o blog continua sendo minha válvula de escape :-)) inclusive as postagens muitas vezes refletem o tema que ando pesquisando para algum projeto no momento... é natural que ao pesquisar encontre boas referências, as quais faço questão de dividir com o leitor do “Amenidades do Design”. Mas existem certas ocasiões que eu posto justamente o oposto do que ando trabalhando :-)) como forma de “recreio”, de trazer novas idéias a partir de temas completamente diferentes, entende?

Quando e como vieram os colaboradores (caso tenha)?
Por enquanto ainda não trabalho com colaboradores diretos, que postem como colunistas. Mas tenho projetos para breve. Mesmo assim se alguém tiver vontade de contribuir pode enviar para o meu e-mail que, se estiver de acordo com a pauta do blog, eu publico com créditos, hein?
No “Amenidades do Design” tenho a colaboração através das entrevistas, debates que promovo pelo twitter ( como sobre Eco Design e Design Thinking ), a coluna que acabei de lançar “Pic Nic de idéias” onde o designer convidado faz uma colagem de suas referências pessoais, textos/artigos de grandes designers...
De qualquer forma encaro todas as participações como momentos importantes de contato com o pessoal que curte o Amenidades. O blog me proporcionou muitas amizades e parcerias digitais ou não, todas muito relevantes e construtivas e eu agradeço a todos, viu?

Como você define a “linha editorial” do blog, o que norteia a escolha dos assuntos?
Podemos dizer que a “linha editorial” do blog é definida por temas que sejam construtivos e que colaborem de alguma forma para a construção/formação de melhores profissionais de Design. Pretendo transmitir ao leitor mais do que simples imagens bonitas de referência, o intuito é mostrar detalhes e observar as qualidades de cada trabalho para que isso passe a fazer parte do cotidiano de cada profissional criativo, ter um olhar mais crítico sobre a qualidade de seus trabalhos.
Mas os assuntos que predominam são onde pretendo mostrar a todos como a Historia do Design (através do Design Retrô, uma paixão despertada a partir de um projeto profissional antigo) tem valor e pode contribuir e muito para as criações futuras.
No blog abordo também formas de estimular a criatividade: como podemos elaborar boas idéias de forma completamente inovadora observando princípios simples, os quais demonstro em cada postagem, através de pequenas observações. Lembrar a responsabilidade do Designer, enquanto criador de tendências, sobre os impactos ambientais de seus projetos é outra meta do “Amenidades do Design”.
Além de demonstrar formas de desbloquear a mente criativa através de estímulos que sempre fizeram parte de nossas vidas, como as brincadeiras de nossas infâncias... elas são as melhores formas de geração de idéias :-)) papel (corte, dobra), tinta, tesoura, entre diversas outras atividades que nos proporcionem momentos de “lazer” mesmo durante a execução de um projeto profissional.
Considero o “Amenidades do Design” uma forma de iniciar o processo de construção das idéias a partir de conceitos embutidos em cada postagem.

O que você preza em primeiro lugar no seu conteúdo?
Ética e respeito pelos autores dos trabalhos em primeiro lugar, que são sempre citados. Em todas as postagens vocês sempre encontrarão o link do autor ou seu nome.
Faço a curadoria pela qualidade da criação gráfica, qualidade do projeto, e/ou da informação, é outro item que uso como forma de seleção nas postagens... ou conteúdo que trará algo de útil ao leitor como: galerias de imagens de qualidade, sites, livros, revistas, entre outros, que trazem serviço ou conteúdo que serão de grande valor no conhecimento do leitor.

E no dia a dia – com a enorme quantidade de informação (inclusive muita coisa repetida), como escolhe os assuntos dos posts?
Quando o “assunto” fica muito batido e repetido, eu geralmente evito postar, porque provavelmente os leitores já viram em algum outro site/blog... a não ser que seja algo de extrema qualidade e que traga valor ao conteúdo que o pessoal está acostumado a acompanhar.
Procuro manter o “Amenidades do Design” o mais surpreendente e informativo possível :-)

O que você pensa sobre essa grande quantidade de blogs que vêm surgindo sobre design? Alguma crítica em relação a conteúdo? forma de tratar os assuntos? e aspectos positivos?
Realmente, temos visto muitos novos blogs de design replicando conteúdo por aí, e mas que infelizmente não agregam nenhuma informação além de imagens ou links.
Isso lembra a minha época de faculdade, na qual o desafio de todo estudante de design era criar o curriculum mais criativo para competir com a pilha que ficava nas mesas dos grandes escritórios esperando uma chance :-)) Hoje como temos “pilhas” de blogs e currículos online, diferenciar-se continua sendo o desafio de sempre!! O fato apenas saiu das mesas e foi para o meio digital.
O conselho que dou ao pessoal é que um portfolio com qualidades reais e projetos pessoais com personalidade (que podem estar em um blog) chamarão muito mais a atenção, tanto de possíveis escritórios/agências quanto de influenciadores digitais, por seu conteúdo único e de qualidade.

Você tem algumas “regras de ouro” que você segue? (tipo do’s ans dont’s)
Claro, uma das regras pessoais é sempre explicar, através de uma observação ou comentário, o porque da postagem: o que aquela imagem despertou na minha mente, quais elementos dela podem trazer algo de construtivo para o leitor.
Mas procuro não colocar temas que tornem o blog mais um sites de templates e downloads, quando acrescento algum é porque são especiais e mereceram o espaço.

Você acha que blogs de design influenciam a prática do design? Como?
Sim, na verdade tudo o que nos cerca e todas as imagens que temos contato passam a fazer parte da “biblioteca” visual de cada um de nós. Com os blogs e sua leitura diária, conceitos e idéias passam a fazer parte da rotina de profissionais criativos (não só designers), naturalmente influenciando seus próximos projetos, mesmo que indiretamente.


E você, como gerador de conteúdo, como espera exercer esta influência? Como você espera contribuir com os seus leitores?
Procuro agregar informações construtivas no “Amenidades do Design”, lembrar conceitos aprendidos que muitas vezes estão esquecidos, mostrando que um bom design vem de um projeto bem executado e estruturado. Também mostro como inovar através de linhas de pensamento bastante simples.
Muitas vezes não precisamos do último lançamento de software para fazer um bom trabalho, concordo com uma frase do grande amigo Claudio Reston: “eu acredito em coisas feitas com amor”. Quando gostamos do que se fazemos e o fazemos com dedicação provavelmente o resultado será de qualidade. Nisso podemos incluir as técnicas mais artesanais, que inclusive conferem bastante prazer ao serem executadas e trazem outras qualidades durante o processo criativo, como a abertura da mente para as novas idéias.

Qual a melhor parte de ter um blog? E a pior?
A melhor parte com certeza é poder dividir idéias e perceber a receptividade dos leitores, tendo a possibilidade de inspirar os designers desde o conceito da idéia de seus projetos.
Tenho recebido muitas mensagens de como o “Amenidades do Design” influenciou a pessoa a se decidir por se tornar designer. Muitos entram em contato para saber mais sobre a profissão antes de prestar vestibular. Eu, sinceramente, espero estar contribuindo para tornar esses futuros designers e os atuais melhores profissionais.
Bom, mas tudo na vida tem dois lados. A responsabilidade de atualização frequente, onde procuro conteúdo de qualidade para o leitor é uma rotina que muitas vezes fica complicada, principalmente pelo fato de que mantenho o blog sozinha, sou profissional com projetos para tocar e ainda sou mãe de dois (Eric de 8 anos e Giulia de 5 anos) Quando estou com muito trabalho fica complicado, gerenciar tudo isso junto, é preciso muita organização e disciplina.

Quais os desafios de manter o blog?
O fato de não ser remunerado é fator determinante na divisão do meu tempo, preciso priorizar os projetos remunerados, não é verdade?

Quais os cinco blogs que vc sempre lê?
Por incrível que pareça não tenho uma frequência de leitura diária. Trabalho muito a partir de pesquisas, e links, que levam a outros links e a muitas descobertas interessantes que vão sempre parar lá no Amenidades do Design.
Guio minhas leituras pelo tema de interesse, e sempre que possível faço uma leitura dinâmica no meu reader, mais ou menos uns 200 feeds, fora os diversos links que encontro diariamente pelas redes sociais.
De qualquer forma, acompanho blogs de qualidade como o Logobr do Daniel Campos, o Embalagem Sustentável da Elisa Quartim, o Nas Capas e o excelente Cosas Visuales e todos os links que se encontram na coluna inspiração do Amenidades do Design.
Mas também adoro variar o assunto e sair da minha rotina de trabalho, lendo o Superziper que fala sobre Do-It-Yourself, tiro minha dúvidas de estilo e tendências da moda no Oficina de Estilo. Nos links internacionais podem começar a navegar pelo FFFFound!
O link destes e muitos outros vocês podem achar no Amenidades do Design. Espero vocês por lá!!

5 comentários:

  1. agora vc já tem uma colaboradora! :-)

    Parabens pela matéria!

    bjs

    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. ... verdade :-) Esta entrevista foi feita no final do ano passado, quando eu ainda não tinha a sua resposta, nem as outras que continuo esperando ;-)

    Bjo gde e obrigada por compartilhar conosco suas dicas Cynthia!! :-)

    ResponderExcluir
  3. Oi, pessoal do Amenidades!

    Indiquei você para o Selo Dardos:
    http://christhered.blogspot.com/2011/03/selo-dardos.html

    Abraços

    Chris, The Red

    ResponderExcluir
  4. Olhem só, além de competente a Carol é gatíssima (vide foto da matéria). Adoramos esse espaço, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. :-) Agradeço ambos elogios e principalmente que vc curte sempre o Amenidades !!

    Abs,
    Carol Hoffmann

    ResponderExcluir