Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: origami design : móveis

5.12.10

origami design : móveis


Depois de Frank Lloyd Wright, que criou sua cadeira "Origami" em 1949 (acima) que é uma das mais cobiçadas de seu mobiliário... Projetada como se fosse dobrada a partir de uma folha de madeira compensada, o projeto teve muitas versões associadas a projetos arquitetônicos diferentes de Wright... antigos projetos já dão espaço para novas interpretações...




Agora, uma nova geração de designers vem criando boas peças de mobiliário... Fredrik Färg desenvolveu uma nova versão da idéia de cadeira dobrada, a qual chama de COAT (casaco): feita a partir de chapas planas de poliéster moldável que envolve a estrutura metálica interna. A inspiração da poltrona foram os ternos e smokings masculinos, pois a forma foi criada com duas "abotoaduras" e um "colarinho" localizado no encosto pode ser usado para baixo ou levantado para cim, a como você preferir.

O designer divide algumas imagens do seu processo criativo quando usou papel e replica dos materiais para criar modelos em miniatura e testar as possibilidades de suas idéias:





Falando na poltrona origami de Frank Lloyd Wright, trouxe também uma criação feita com dobras: baseado no princípio do DIY (do-it-yourself = open source do design :-), e dentro do contexto do Eco/Green Design, o designer de móveis suiço Nicola Enrico Stäubli disponibilizou o desenho de seu projeto de móveis de papelão em download gratuito.




O designer criou segundo os princípios da FoldSchool de restaurar a concepção de missões originais para fornecer um produto a preço acessível através de um processo de fabricação inteligente. Para montar os seus basta imprimir os modelos, o papelão, tesouras e criatividade para personalizar :-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário