Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: PicNic de Idéias - Carol Rivello

30.10.10

PicNic de Idéias - Carol Rivello

Mais um pic-nic de idéias para vocês :-))) desta vez a convidada é a designer e ilustradora Carol Rivello que nos presenteia com sua colagem de inspirações e seu belo traço, direto do seu sketchBook.

Vamos a parte interessante :-)
Como vocês podem perceber, a primeira característica marcante de todas as referências da Carol está na cor: todas possuem tom sépia. O tom envelhecido demonstra como as artes gráficas de outrora influenciam seu trabalho, onde também observamos a predominância das mesmas combinações de cores. Texturas e padronagens predominam em seus desenhos lembrando trabalhos de colagens e scrapbooking que, como ela mesma cita, mostra clara inspiração no movimento construtivista: movimento de origem russa que utiliza de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem :-) As evidências advindas do movimento Art Nouveau e da natureza podem ser observadas nas formas orgânicas de seus traços. Curtam e confiram!!



O Pic Nic de Carol Rivello em suas próprias palavras:
"Eu me inspiro por tudo que considero interessante ao meu redor: estampas de roupas, filmes, uma cena do cotidiano, coisas engraçadas que me falam. Tudo ao nosso redor pode influenciar nosso trabalho de forma produtiva, basta mantermos os olhos abertos e sensíveis para isso. Adoro observar a natureza: os passarinhos, as texturas das folhas, os galhos secos das árvores, as cores das frutas. Minha criatividade também fica a mil com boas músicas, em particular as letras. Elas funcionam como trilha sonora das minhas criações, mas também como fonte infinita de inspiração.

Eu curto muito o movimento artístico Art Nouveau e ele é sem dúvida uma influência em meus trabalhos. Ultimamente tenho notado influência construtivista nos meus layouts, com a introdução de elementos abstratos e geométricos nas minhas composições. Considero Kandinsky, Mucha, Dalí, Klimt e Gaudí geniais e só de olhar suas obras fico abastecida de energia e inspiração.

Na minha opinião nada exercita mais a imaginação do que a leitura de um bom livro. Viajar bastante, para qualquer lugar, também é uma maneira formidável de abastecer sua mente de novas referências. Olhar a arquitetura/cultura/paisagem de uma cidade completamente diferente da sua é ótimo para encher-se de vigor e abrir a mente para novos caminhos e possibilidades em seus projetos.

Depois de montar meu painel de inspirações, percebi que peças de design quase não apareceram na colagem. Apesar de não ter sido intencional, aproveito para relembrar que isso não é ruim, pelo contrário: as referências não devem se resumir à nossa área de atuação. Acho que um bom designer se inspira de forma autêntica procurando a beleza em todo o tipo de lugar, sem se restringir ao universo de design."








Um comentário:

  1. Descobri a Carol no site Carreira Solo. Fiquei chocado com a qualidade do trabalho dela. Uma excelente profissional na qual eu contraria facilmente para algum projeto da minha empresa.
    E o mais legal, ela e brazuca e tem varios premios, claro, isto consequencia do seu belo trabalho.

    Jefferson

    ResponderExcluir