Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Papel Digital

25.11.08

Papel Digital


[img Of paper and Things]

É literalmente o que vocês leram no título... uma tecnologia digital que simula o nosso bom e velho papel... será? Não tenho certeza se alguma tecnologia irá conseguir se aproximar das aspectos sensoriais e sentimentais que o nosso tradicional papel nos traz... suas texturas, brihos e cheiros...

Seguem alguns links para informações de todos sobre o tema:
A revolução do papel digital
How Stuff Works
Papel Digital imita tela sensível ao toque
Links cedidos pelos queridos Vinicius Chemale e pelo Luli RadFahrer em um chat que participei esta tarde...


Agora me digam vocês... O tecnologia consegue simular o nosso bom e velho papel?? Aguardo as opiniôes da galera nos comentários...

3 comentários:

  1. Olha, papel digital????
    Eu adoraria ver isso funcionando, pois adoro tecnologia. O problema não deve ser reproduzir o papel digitalmente, mas sim seus agregados, pois vai depender de fonte de energia. Logo, o aparato tecnológico vai engrossando, e assim distanciando-se do bom e velho papel. Mas deve ser bem legal!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Carol, eu acredito que não.
    Mas a minha opinião chega a ser extremamente tendenciosa pois eu adoro papéis : )
    Eu trabalhei algum tempo com encadernação e ilustro. Então, papel para mim é a grande maravilha do mundo.
    Além disso, sou devota plena do trabalho artesanal. Adoro gravuras, colagens, pinturas estêncil...enfim técnicas de reprodução gráfica manual. Gosto do cheiro das coisas e principalmente de livros velhos. O fim do impresso para mim, seria o fim da arte, da pintura e do artesanal. Vou indicar um livro que fala um pouco sobre as coisas em que acredito. Este autor para mim, foi o maior designer do mundo.
    “Notícias de lugar nenhum” de William Morris

    Confesso que ficou bastante preocupada com o futuro, pois a criança que lê na tela não vai se acostumar com o papel e com os livros. O costume leva à ação do homem. Portanto se as crianças se acostumarem com estas tecnologias o fim do impresso pode realmente acabar acontecendo.

    Além disso, quando uma tecnologia finda um trabalho o conhecimento vai se diluindo. Como aconteceu com a profissão do tipógrafo de prensa e a escrita manual. Com o computador ela foi praticamente extinta. Com isso o homem vai deixar de transmitir este conhecimento e com o tempo o próprio conhecimento deixará de existir.
    Ninguém mais saberá trabalhar artesanalmente.

    Espero que isso nunca aconteça.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com vcs... também sou apaixonada pelo papel como matéria prima com todos seus atributos... talvez possamos ter novos papéis, mais ecológicos... mas que ele sempre existirá e terá seu público.

    ResponderExcluir