Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Há poucas mulheres no Design?

12.6.08

Há poucas mulheres no Design?

"A indústria criativa é tradicionalmente dominada por homens. Seja pela grande quantidade de horas de trabalho em ambientes corporativos também repletos de homens ou pela falta de mulheres de destaque na área, há muito poucas designers de renome. A fim de descobrir o motivo disso e o que pode ser feito para alcançar o equilíbrio, a Computer Arts uniu um grupo de criativos que discutiu o assunto."Computer Arts (junho08/edição 10)


Vou abrir este debate também aqui neste blog, porque temos que falar no assunto para podermos tentar mofificar esta realidade. Comentem suas experiências e impressões. Vamos mudar a realidade de clientes que acham que somos máquinas de criar...

Galera, além disso vou chamar a atenção para um detalhe muito importante, as pessoas que participaram deste debate não são brasileiras, são todas inglesas(assim como a Computer Arts originalmente), ou seja, esse é um problema mundial...

Neste debate Jonathan Lindon(Diretor de uma agência de recrutamento especializada em artistas, designers, etc) comenta que o mercado não liga para a mãe que trabalha, pois a obrigatoriedade de horas extras e as demandas dos empregadores e clientes são rígidas. Ou seja não se torna mais uma realidade viável para mães.

E isso é uma realidade... qual é a mãe que trocaria horas com seus filhos por horas extras não remuneradas?? Se pelo menos fossem remuneradas... algumas pensariam...

E além da maternidade, ou talvez até por causa dela, existe um certo preconceito... segundo a Dra. Andrea Siodmok(Chefe de Conhecimento em Design do Design Council) fez entrevistas quando formada e muitas pessoas lhe disseram que estavam entrevistando-a por ser uma mulher neste mercado: "...achei que isso abriria mais portas para mim, mas não foi o que aconteceu. Ser mulher no mercado criativo é um pouco como ser novo: QUANDO VOCÊ ENTRA NUMA SALA, PRECISA PROVAR QUE É BOM NO QUE FAZ."

Em outro trecho Laura J. Bambach(chefe de Arte da Glue Design) comenta que criou a SheSays porque não via nenhum currículo feminino passando em sua agência.

Aliás essa atitude proativa de Laura é louvável pois nós acabamos por nos calar a aceitar a regras do mercado. Então vamos acessar a SheSays e dar uma força.

E melhor ainda, começar a mudar esta visão que o mercado tem de nós mulheres. Faço um convocação amigos queridos; ...aos que são donos de agências dêem mais oportunidades das mulheres mostrarem o seu trabalho, ... e aos que são nossos adorados clientes vamos tentar respeitar o tempo de criação e de prazo dos trabalhos, pois nós também temos direito a carga horária de trabalho definida e família igual a todos...

Bom resumindo a ópera, em tudo na vida é bom nós tentarmos enxergar o lado do outro e tentar entender como podemos chegar em um acordo viável para os dois lados... é claro que sempre depende do caso. Um beijo enorme para todos e aguardo a troca de vocês.

Acrescentando...

A partir da contribuição da leitora Kollantai, conheci o projeto BioGraficas, que apresenta a história das mulheres designers latino-americanas e divulga o conhecimento da cultura visual americana... o diretório vai crescendo conforme há contribuições, voluntárias, para escrever as biografias de cada profissional.

4 comentários:

  1. Oi Carol,
    Tem toda razão de trazer esse tema. Afinal, o que não faltam são mulheres criativas no mercado!!Adorei seu jeito de escrever...
    Beijos,
    Adrinaa

    ResponderExcluir
  2. Pois é... essa questão da mulher no mercado de trabalho em geral serve para todas as profissões.

    Um bjo grande a todos!

    ResponderExcluir
  3. oi, Carol. legal você trazer esse debate pro teu blog. fiquei feliz de te encontrar, por coincidência, por causa desse assunto. =) estamos juntas!

    dá uma olhadinha no projeto BioGraficas:

    http://bg.biograficas.com/biograficas.php

    é uma espécie de diretório de designers latino americanas. o diretório vai crescendo conforme há contribuições, voluntárias, para escrever as biografias de cada profissional. achei bem legal.

    um abração,
    kollontai

    ResponderExcluir
  4. Carlos Baptistella29.7.11

    Bacana esse assunto...
    Essa é uma realidade que está mudando aos poucos.
    Aqui onde eu trabalho damos preferêcia ao equilibrio na criação... Muito simples homens e mulheres pensam diferente, fato logo tenho cases que se adaptam as mulheres e outros com homens na hora de criar. E outra reconhecer isso é estar na frente dessas agências quadradas...

    Um abraço
    Carlos

    ResponderExcluir