Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Inspirados em processos criativos ancestrais

18.7.13

Inspirados em processos criativos ancestrais











A identidade visual para a marca Almighty, de decoração de interiores, foi inspirada nos padrões e formas orgânicas que surgem das peças impressas através da técnica ancestral japonesa Suminagashi mar­bling, onde se obtém padrões a partir de tinta sobre água como no video abaixo.



Mas uma coisa interessante é que ao observar as imagens da identidade visual acima, as formas orgânicas dos anéis concêntricos me lembraram de outro processo criativo, o do desenho/textura natural destes cartazes de Jason Dean. Os cartazes foram criados através de um processo bem artesanal de impressão por pressão sobre a madeira bem no estilo daquela brincadeira infantil de colocar o papel sobre diversas texturas diferentes (como moedas, folhas, etc). Depois as impressões foram então digitalizados e usadas para criar filmes para serigrafia. A madeira usada antes foi então queimada e adicionada à mistura de tinta que seria usada para, literalmente, usar madeira em todos os aspectos de cada uma das impressões.

O resultado foi um cartaz que reflete as muitas maneiras como as árvores são tratadas comercialmente, incluindo o corte, o processamento em papel e a queima em carvão vegetal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário