Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: A palavra como sua própria imagem

12.10.11

A palavra como sua própria imagem

Outro dia estava conversando com um grande amigo meu da época da faculdade, Luiz Viana que lembrou das aulas de um dos melhores professores que já tivemos: Wolney Redon... e como os conhecimentos que ele nos passou nos servem até hoje!! Pois alguma das dicas mais preciosas foram durante exercícios de representação gráfica constituída por palavra(s) ou conjunto de letras que poderiam possuir desenho ou representar uma imagem por si mesmas...


Basicamente fazíamos muitos estudos parecidos com os representados neste vídeo teaser do livro de Ji Lee, Word as Image.


Percebam como um posicionamento diferente da palavra ou da letra não impede a leitura e ainda completa o seu significado :-) Mudança leve nos tipos também... o exercício está em testar múltiplas formas de representar a mesma palavra tentando significar cada tipo, sempre dentro do contexto do significado da mesma. Testes de leitura são os mais importantes, pois a palavra deve ser legível mesmo com a letra modificada. Mas a diversão está aí :-) inclusive é na etapa de testes que aparecem novas idéias que parecem, apenas parecem, acontecer por acidente: mas são fruto da "digestão" criativa que anda acontecendo na sua cabeça...

Assistam o vídeo, se divirtam e se inspirem para os próximos projetos!!



Ah! Não se esqueçam que depois de testar a leitura, vocês devem verificar o bom traçado, equilíbrio entre letras e forma da palavra... até mesmo porque muitas destas idéias podem ser aplicadas a diversas famílias tipográficas. Então saibam que depois de exercitar, ainda tem um bocado de trabalho, viu? :-)

Para quem gostou e quer conhecer mais as idéias de Ji Lee assistam-no no Creative Mornings e saibam que esta criatividade tem um pouquinho de Brasil :-) Apesar dele ser da Korea, foi criado em São Paulo! Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário