4.8.11
Cadeira escada: coisa antiga
Coincidentemente acabei de assistir ao documentário Everything is a Remix que fala sobre inovação e demonstra como toda criação é feita a partir de referências destacando que o processo criativo passa pelas etapas de Copiar / Transformar / Combinar e me deparo com a imagem de um produto "novo" no Design Milk :-))
Ahh, se não fosse a minha mania por entrar em "garagens" cheias de móveis velhos e antiquários... pois sempre achei inspirador ver a forma como as coisas eram criadas e como são reinterpretadas nos dias de hoje... pois se não fosse esta minha mania, eu não conheceria este desenho :-)) achei esta cadeira que se transforma em escada e fiquei fascinada como um projeto simples e antigo poderia estar tão atual... ( para vocês checarem o desenho do móvel basta buscar no google image "ladder chair" que aparecerão vários desenhos, praticamente idênticos)
Bom, o debate fica por conta da velha discussão de que usar referências, combinar elementos para transformar e criar algo diferente, é bem diferente de assinar um projeto pronto. Neste caso, o projeto não possui criação original, ou pelo menos transformada e reinterpretada. Vocês não concordam?
ACRESCENTANDO:
O grande designer e professor João de Souza Leite nos esclarece de que "se trata, sim, de um projeto. Projeto de design não é somente aquele que traz em si uma carga de novidade, nem mesmo de originalidade. Projeto de design é também aquele que atualiza formalmente, aquele que consolida experimentos de linguagem, que garante a continuidade de qualidade, entre outras possibilidades. É mais do que necessário acreditar no potencial do design como prática corrente, viabilizadora de uma melhor categoria no nosso habitat. Aquele espalhador de caroços de limão, lindamente desenhado pelo Starck – :–) – é o redesenho de um antigo instrumento publicado em uma das edições, se não me engano, do Larousse Gastronomique. O que deve interessar, sempre, é a avaliação da qualidade do projeto, e não uma discriminação entre o que seja ou não design. Existem péssimos designs assim como excelentes."
...esse depoimento do professor mostra como temos, sempre, muito a aprender. :-))
por
Carol Hoffmann
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bauhaus,Oskar Schlemmer, não a coisa da cadeira poder virar escada, mas o Design da cadeira em si.
ResponderExcluir