Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: 20 itens básicos para Briefing de projetos de Embalagem

28.5.10

20 itens básicos para Briefing de projetos de Embalagem

Briefing :-)) este é um tema no qual todos temos interesse, não é? Afinal, um briefing bem escrito pode determinar um andamento de projeto mais planejado e menos retrabalho. Na verdade, sempre tem algum detalhe que podemos melhorar nos nossos briefings...

Então achei que seria interessante dividir este guia de "20 Informações Básicas que devem constar em Briefings para Projetos de Embalagem" que achei no meio dos meus papeis durante uma arrumação... mas infelizmente não lembro de onde é, acho que é do tempo da faculdade... então se algum dos meus antigos professores identificarem aqui seu material, se pronunciem por favor, viu?? Para eu colocar os devidos créditos... :-)

P.s.: O Leo Mendes me lembrou que é material das aulas que tivemos do nosso grande mestre Gilberto Strunk :-))


1 - Objetivo/Problema a ser resolvido.
2 - Novo produto, revitalização de produto existente ou
adaptação da embalagem internacional.
3 - Posicionamento.
4 - Principal diferencial a ser explorado/argumento básico de vendas.
5 - Descrição do produto (apresentação, versões, usos, categoria, etc)
6 - Produto singular ou família de produtos?
7 - Cadeia de distribuição.
8 - Onde o produto será vendido (local, número de frentes, etc)
9 - Informações sobre embalagens de transporte
(número de unidades, materiais, etc )
10 - Quem compra e quem consome (dados demográficos e psicográficos)
11 - Concorrência (market shares)
12 - Nível de preços X concorrência
13 - Estratégia de comunicação (propaganda, promocão, etc)
14 - Dados que devem constar na embalagem
(marca, slogan, peso, volume, textos legais, fabricante, SAC, etc)
15 - É recomendável uso de foto/ilustração?
Do produto em uso, do consumidor?
16 - Processos de produção
17 - Cores (número máximo, cores obrigatórias, cores restritas)
18 - Principais atributos visuais da embalagem pretendida
(masculina/feminina, adulta/infantil, elitista/popular, etc)
19 - Quem aprova o projeto?
20 - Datas limites.


Para finalizar vale comentar que o número de frentes em exposição no ponto de venda pode interferir se o projeto contar com padrão de repetição... e que vocês devem se informar muito bem com relação aos tamanhos de fontes das informações obrigatórias ( como o peso líquido), porque existem regras com relação a estes dados... não vale colocar tudo pequenininho para ficar mais bonito não, viu??

3 comentários:

  1. Realmente, interessante essa síntese!

    A base dessa síntese é uma listagem bem mais detalhada, tirada do livro: "Das coisas nascem coisas" do Bruno Munari.

    ; D

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela contribuição Aninha :-)
    Vamos checar o livro com certeza

    Abraços,
    Carol Hoffmann

    ResponderExcluir
  3. Obrigado!!
    O que seria "Elitista" na embalagem ?

    ResponderExcluir