Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Eco bags??

15.12.09

Eco bags??



Bolsas reutilizáveis em tyvek da Abitare... na loja diz laváveis e duráveis, eu realmente adoraria testar para verificar a durabilidade delas, afinal me parecem que após lavar ficariam quebradiças... mas... pode ser que não... Temos que ficar atentos e tomar cuidado com as nomenclaturas enganosas. De qualquer forma são lindas!!

6 comentários:

  1. Anônimo15.12.09

    Eu sou muito suspeito para falar de ecobags pois pensando pelo de reutilizar até um carrinho de feira da vovó vira uma ecobag, assim como um saco plástico resistente e utilizado várias vezes poderia ser eco-saco também.

    O lance é que virou moda chamar tudo de ecobag pegando carona na moda verde. O que você acha de uma "ecobag" feita de tecido sintético e impressa com tintas com alta carga de metais pesados? Elas são a grande maioria.

    ResponderExcluir
  2. vamos lá...
    1) que tinta brilhante é essa?
    2) que material é este?
    2.1) a materia prima é virgem, ou já vem de um processo de reutilização e aproveitamento de refugo industrial, ou é de algum material já descartado e reciclado?
    3) no fim da vida util desta bolsa, o que acontece?
    4) a bolsa é monomaterial?
    5) as familias das pessoas q produziram estas bolsas, tiveram seus direitos sociais garantidos?
    6) como esta bolsa favorece a integração social do fraco e marginalizado?
    7) os recursos utilizados sao locais? qual o impacto gerado com o transporte desde a materia prima até o produto finalizado?

    da pra continuar... alguem se habilita? :P

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a opinião de vocês rapazes!! Este foi exatamente um post de alerta, afinal a loja vende como ecobag... além disso o Tyvek é um material completamente artificial e não temos nenhuma informação quanto a sua reciclagem ou decomposição...

    Respondendo ao Changzer... o material é fabricado pela Dupont e me parece que já vem nestas cores de fábrica... Mostrando mais ainda que de ecológicas elas não tem nada!!

    Adoro nossos debates :-)) e espero que com eles os consumidores e, principalmente, designer se tornem mais conscientes!!

    Abraços a todos,
    Carol Hoffmann

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16.12.09

    Tá na moda essa coisa de "eco-bag". O engraçado é que na vida real (leia-se supermercados, feiras etc.) eu quase nunca vejo pessoas realmente usando. E as empacotadeiras ficam super ofendidas quando eu apareço com as tais eco-bags (sim, porque para carregar as compras a gente precisa levar umas três, senão não cabe tudo)!

    Comprei a minha primeira numa loja em Amsterdam chamada "Fair Trade Shop Amsterdam", onde (supostamente, porque a gente nunca sabe) são vendidos produtos feitos dentro do critério do fair trade. A gente tenta, né? Tem que começar de algum lugar!

    ResponderExcluir
  5. Realmente já vi pessoalmente a antipatia dos empacotadores e caixas quando tentamos usar as ecobags...

    Vcs já viram esta mochila que vem com vários saquinhos, resolve o problema de levar várias ecobags: http://carolhoffmann.blogspot.com/2008/10/compras-e-meio-ambiente.html

    ResponderExcluir
  6. Anônimo17.12.09

    Não conhecia! Realmente é uma boa opção, especialmente para separar as comprar "molhadas" (iogurtes, frios etc) das "secas".

    ResponderExcluir