Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: outubro 2012

26.10.12

Sinalizando com luz e sombra



Encontrei esta imagem hoje e não podia deixar de acrescentar às nossas idéias por aqui :) Uma sinalização baseada em luz e sombra! Pena que não tenho nenhuma informação sobre local e autoria, quem souber comenta ai em baixo... Atualização............................................................ O Emerson André informa que esta é a sinalização do hotel LUXX em Bangkok.

25.10.12

Kaleidocycle



Não resisto a uma dobra bem feita, no lugar certo, e que me faça imaginar inúmeras possibilidades de aplicação :) Pois esta pequena dobradura me cativou! Ainda não tentei montar, mas para quem estiver afim tem o tutorial clicando aqui (em inglês). Mas as imagens já ajudam bastante... divirtam-se!







23.10.12

O lápis e a semente



Daquelas idéias que todos pensam "porque não pensei nisto antes" ;) Um lápis que possui sementes para brotarem na hora do descarte. Excelente idéia! Afinal sempre descartamos o final do lápis mesmo!  “E se ao invés de jogar fora os tocos de lápis você pudesse plantá-los?”. Pois o pessoal do Democratech pensou nisso:

“Quando o lápis está muito curto para ser utilizado, ele pode ser plantado e fará crescer uma linda plantinha, flor ou tempero. A cápsula da semente é ativada com água. As primeiras vezes que regar com água, ele dissolve a cápsula protetora e começa a germinação da semente. Depois de plantadas, geralmente brotam em torno de uma semana”, disse Mario Bollini, um dos mentores do projeto.









A ideia foi financiada com "crowndfunding" (financiamento coletivo) pelo site Kickstarter... Ficou apenas uma dúvida: e se você derrubar algo na sua mesa de trabalho (pode ser café) ou tomar chuva com um deste no bolso? :) Bom, conjecturas a parte confiram o vídeo de divulgação do projeto abaixo:


via

22.10.12

DYSKOGRAF: o tocador de disco gráfico





Parte de uma instalação produzida pelos franceses da Avoka que busca mostrar como a desmaterialização dos suportes levam a um desconhecimento dos princípios de gravação e leitura de música, o DYSKOGRAF conduz à redescoberta de um contato perceptível com música gravada e, por desta, para a dedução de como ela funciona. É um leitor de disco gráfico, onde cada disco é criado por visitantes da instalação por meio de canetas de ponta de feltro fornecidas para este uso. O mecanismo, em seguida, lê o disco, traduzindo o desenho em uma seqüência musical.

A instalação é uma ferramenta que permite a criação de sequências musicais de uma forma intuitiva. A noção de loop, intimamente ligada à música eletrônica, está representado pelo ciclo do disco, que passa indefinidamente em frente de uma câmera fixa sobre um braço. Esta substituição da agulha converte o desenho em som por meio de um programa de aplicação específica (software). Através deste sistema, a ordem seqüencial de música é aprendido de uma forma lúdica e, ao mesmo tempo, é criado um objeto único, lembrança da composição musical.

18.10.12

Design de superfície no jornal



A artista americana Donna Ruff encontra beleza e inspiração em textos sagrados como o Torah e o Alcorão, mas também no New York Times e no catálogo de telefones de Manhattan... e claro que podemos observar referências de catedrais, mesquitas e sinagogas em seus lindos padrões de recorte. Acho que o mais interessante de tudo isso é o suporte ser o jornal diário...



10.10.12

Ilustração com digital



Esta animação é bem pertinente a proximidade do Dia das Crianças :) Feito a partir de desenhos com digitais para divulgar o livro Let’s Make Some Great Fingerprint Art. Delícia de assistir :)

9.10.12

Papel musical



Jónófón é o nome da versão de Jón Helgi Hólmgeirsson para o antigo gramofone, uma vitrola estilosa que usa papel para amplificar a música. A base é feita com mdf cortado a laser e um sistema elétrico simples que usa bateria de 9 volts.



Padrão com corte e dobras





Este é o trabalho de Sarah Louise Matthews, baseado em corte de papel com uso inteligente dos espaços negativos. Os padrões são parcialmente feitos de suas sombras e da textura criada por suas partes cortadas e dobradas, que trazem uma sutil cor e profundidade.

Padrões completamente baseado em corte e dobra de papel, sorte que nos dias de hoje pode-se usar uma máquina de corte a laser nestes casos :)









via

8.10.12

Dobras no poster



Este é um projeto do estudante Filip Triner onde o objetivo era descobrir uma maneira de demonstrar de forma explicativa como olhar e entender esta "broken type" ( tipografia quebrada). A idéia resultou em um cartaz 3D simples onde é possível perceber as mudanças da letra S dependendo da perspectiva que você observa o poster... Aliás, particularmente eu adoro esta técnica de figura/imagem aplicada nas dobras, afinal brincava disso desde minha infância :)



6.10.12

Guia de sobrevivência do criativo









Para os dias realmente ruins, aqueles que você acha que tudo que você faz é uma merda, quando você sente que sua auto-estima despencou, quando alguém faz uma observação sem pensar sobre o seu trabalho e, depois, você fica deprimido... Para essas horas que Kery Smith propõe que você encare o Kit de sobrevivência :) para dar uma ajudinha e levantar o seu astral, da forma que melhor lhe convier! Sei que o texto está todo em inglês, quem sabe se o pessoal pedir muuito ai nos comentários eu faço a versão traduzida do kit de Keri Smith :)

Instruções:
1. imprima as seguintes cinco páginas clicando nos links abaixo (cartolina seria melhor).
2. corte cada página em quatro seções.
3. guarde para si mesmo, ou dê para seus amigos artistas!


Kit 1 - Kit 2 - Kit 3 - Kit 4 - Kit 5






5.10.12

Criatividade no Cabide



Cabides de arame não são os mais indicados, certo? Afinal, hoje já existem opções recicláveis em papelão ou bioplástico (feito de milho) por exemplo. Então, dentro da idéia daquela postagem dos novos usos para o cabide, trago hoje mais uma idéia de reaproveitamento dos antigos cabides de arame... o pessoal da Coreia do Sul, Design Studio coletivo 101, criou uma maneira inteligente e bonita de reciclar os cabides em duas versões: "Hanger 48" (pendente) e "48 Stand"(com pés). O nome é bem descritivo e sugestivo, pois sugere a quantidade de cabides de arame usados na peça.

É bom lembrarmos que estas idéias também podem ser feitas com os chamados "eco-cabides"





Agora, se você está procurando opções para organizar as coisas por ai, tem os cabides dois-em-um: como o cabide que organiza acessórios e a cadeira-cabide que resolve aquele velho problema de assento para as visitas :) Sem deixar de lado o cabide que reaproveita garrafas PET e o de Antonello Fusè que reaproveita encosto de cadeira.

Também não podemos esquecer que o próprio cabide pode tornar-se um elemento decorativo. Foi o que pensou o designer Júlio Bucelis que criou um formato de cabide com gancho elegante e belo de tal forma que extende o uso do mesmo para além de apenas pendurar roupas escondido no armário (abaixo)





Graças à sua forma curvilínea bem equilibrada, pode-se fazer uso dos três ganchos em posições diferentes! E quando não estiver sendo usado na organização pode virar um belo conjunto decorativo (que lembra aqueles macaquinhos pendurados :) Muito bem pensado!!



1.10.12

Convite de luxo em origami



Projeto de convite para a inauguração para uma das loja LV. A idéia foi criar uma forma de papel com a precisão e a pureza do mundo origami, em um encontro com técnicas especiais de impressão. Bonito convite, além de bem pertinente ao público da marca, pois com estas dobras e o padrão bem desenhado mostram bem a sofisticação ideal do mercado de luxo.






via