Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Um case antigo com cara de novo: Melbourne

24.5.12

Um case antigo com cara de novo: Melbourne



A cidade de Melbourne tinha uma identidade anterior, criada há 15 anos antes, que sofreu alteração significativa (como vemos em muitas cidades com o decorrer do tempo). Como resultado acumulou-se uma série de símbolos isolados para vários serviços, que se tornaram cada vez mais difíceis de administrar. Essa fragmentação da identidade de Melbourne significava que a capital não possuia mais uma marca principal que a representasse como dinâmica.

Desta forma o Conselho da cidade de Melbourne decidiu garantir que a cidade continuasse a ser um centro proeminente australiano para a cultura, artes, gastronomia, entretenimento, educação, e compras: nacional e internacionalmente. Então contratou a Landor ( em 2009) uma estratégia de marca coerente e um novo sistema de identidade: a diretora de arte Ivana Martinovic então trabalhou com base nos resultados de uma auditoria completa das diversas identidades usadas, avaliando a opinião pública e entrevistando atores que incluiram funcionários do governo local, empresários, e representantes da comunidade.

No coração do novo design, o bold "M" apresenta uma plena expressão da identidade do sistema, imediatamente reconhecível e que pretende mostrar a cidade multifacetada: criativa, cultural e sustentável, uma celebração da diversidade e da interpretação pessoal, icônica e à prova de usos futuros...




Tá bom, ok? Admito que a notícia é velha :)) Na verdade de 2009... mas trouxe este case para mostrar que mesmo hoje, em 2012 (três anos depois), este projeto continua atual e dentro de uma das tendências de uso de imagem atual: o uso da geometria e dos efeitos com aparência de caleidoscópio :))

O que nos leva a pensar e debater: Como surgem as tendências? Será que projetos polêmicos e de muita visibilidade como esse acabam influenciando as próximas criações pelo mundo?? (bem provável)


Além disso, seria bem interessante saber como anda a administração desta marca. Será que suas aplicações continuam preservadas... será que o projeto se mostrou realmente a prova de interpretações e usos futuros?? Se alguém tiver notícias atuais conte para a gente :)

 Mais info sobre o projeto no Brand New

Nenhum comentário:

Postar um comentário