Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Bordado: o novo/velho elemento cool

15.3.12

Bordado: o novo/velho elemento cool


Dar graça a fotos antigas, novas ou aquelas meio sem graça com bordado é a nova velha novidade retrô do momento :) Um verdadeiro revival do bordado da vovó, que não deixa de ser uma forma de reaproveitamento, através do uso de camadas analógicas transformando o que ficaria no fundo da gaveta em algo desejável.



Pois foi exatamente o que fez o italiano Maurizio Anzeri com sua coleção de retratos antigos: acabou por inventar, o que ele chama de, ”foto-escultura” com sua intervenção através do bordado. A intenção não é cobrir ou apagar as imagens, mas criar outra dimensão... e com isto novo sentido para a imagem...



O trabalho mais recente de Maurizio Anzeri é usando fotografias digitais atuais em parceria com o fotógrado Richard Burbridge, onde percebemos como o bordado trás realmente uma nova história para a fotografia em questão. Confiram abaixo...








Pois o americano Shaun Kardinal também usou a idéia combinando fotografia e suas linhas em arranjos geométricos, bem mais simples do que os acima mas também interessantes... Não só pela combinação visual dos elementos e cores escolhidas, como pelo caráter tátil final da peça. Reparem como o seu cartão pessoal ganha mais valor "gráfico-tátil" com a aplicação do bordado geométrico.






Curtiu a idéia? Se você estiver afim de testar e for daquela geração que nunca pegou em uma agulha e linha, segue um tutorial básico (daquelas revistas da vovó) aí em baixo para ajudar na brincadeira :)) Dá para se divertir e criar também com o ponto-de-cruz e o caderno quadriculado e se inspirar nos padrões geométricos de Sol Lewitt. Mas lembre-se, divirta-se acima de tudo pois a qualidade do projeto vira com o seu prazer em trabalhar!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário