Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Responsabilidade ambiental e Criatividade de mãos dadas

12.9.11

Responsabilidade ambiental e Criatividade de mãos dadas

Dizem que a criatividade anda junto com a falta de grana... ou quem sabe venha junto com a falta de material, ou na busca de matéria-prima mais barata e de preferência reaproveitada/reciclada, para incluir a responsabilidade ambiental como diferencial competitivo do projeto, não é? :-)


Mas o que sempre busco são projetos onde esta mistura toda resultou em um projeto realmente de qualidade: tanto no quesito responsabilidade ambiental, quanto no sentido estético e funcional. Melhor ainda se nos permiterem conhecer um pouquinho do processo de fabricação, que sendo mais artesanal, pessoalmente, me encanta por serem peças únicas e manterem o seu ciclo produtivo o mais "limpo" possível...




Pois os produtos da linha "50% sawDust" (50% serragem) criados pelo estúdio israelense Kulla Design são assim, encantadores desde o processo de fabricação até seu acabamento final! A luminária tem sua cúpula/difusor produzido a partir de resíduos de madeira, a serragem e sacolas plásticas velhas picadas.

As designers Adi Shpigel e Keren Tomer tiveram a ideia de juntar os dois materiais em proporções iguais, misturá-los e colocá-los para assar no forno, prensados dentro de moldes metálicos. Perfeito! Através da mistura dos materiais dispensam a adição de qualquer outro material adesivo, pois na verdade sabemos que o plástico derretido funciona como "liga" para a serragem.






Via Winnie Bastian

2 comentários:

  1. Sensacional! Adoro os posts sobre projetos sustentáveis! Além de projetar bem, temos que ser consciêntes com o planeta. Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Andarilho!! Seja sempre bem vindo por aqui...

    Abs,
    Carol Hoffmann

    ResponderExcluir